Comer amendoim controla o controle de diabetes

Um estudo realizado na Universidade de Toronto (Canadá) mostrou que substituir carboidratos por cerca de 50 g. de amendoim ou outras castanhas, diariamente, melhora o controle da glicose e gorduras no sangue, em pessoas com diabete tipo 2.

David Jenkins, pesquisador e pioneiro na área de controle glicêmico da diabete diz: “castanhas, incluindo o amendoim, podem dar uma valiosa contribuição para a dieta de diabéticos, substituindo carboidratos de alto índice glicêmico por gorduras e proteínas vegetais, que têm sido associadas em longo prazo com melhor saúde cardiovascular e prevenção de diabete”.

Em relação a outras castanhas, o amendoim tem uma vantagem por ser rica fonte de gorduras mono e insaturadas e cerca de 25% de proteína.  O estudo realizado relata que maiores proporções de gordura e proteína vegetal podem trazer benefícios e reduzir o risco de doenças coronarianas e diabete. Nesta pesquisa, 117 homens e mulheres com diabete tipo 2 foram distribuídos em três grupos onde um recebeu uma porção de castanhas misturadas incluindo amendoim, o outro recebeu meia porção de castanhas e biscoitos (muffins) e, o outro, uma porção de muffins. Os muffins foram preparados com grãos de trigo, proteína do ovo e leite em pó. A cada quinze dias,  o índice de glicose foi monitorado.

Depois de três meses, os participantes que receberam a porção integral de castanhas + amendoim apresentaram uma redução significativamente maior de hemoglobina HgA1c, um indicador de controle da glicose. No grupo que recebeu as castanhas + amendoim, também houve redução do colesterol total e do LDL.

O estudo mostrou também que não houve ganho de peso nas pessoas alimentadas com castanhas + amendoim por diversas razões, entre elas o fato de que a sensação de saciedade, com o consumo das castanhas, foi maior, reduzindo a absorção de outras fontes de energia.


COMO CITAR ESTE ARTIGO:

www.peanut-institute.org./health